O conceito de Customer Experience (CX) é o conjunto de ações tomadas para melhorar e otimizar as interações entre consumidores e as empresas fornecedoras do produto ou serviço, criando um relacionamento: pré, durante e pós-venda.  

 

Esse relacionamento começa a partir do momento que o cliente está no topo do funil de vendas, até chegar ao instante que ele vai ter interesse em comprar, e até mesmo depois da venda concretizada. O foco principal é muito simples: promover a fidelização, antes mesmo da venda, e isso acontece, quando a área do CX é bem desenhada e aplicada.

 

São inúmeros os benefícios de ter uma área de Customer Experience na empresa que vão muito além da satisfação do cliente. Vejamos alguns desses benefícios:

 

Aumento da Receita

 

Cliente satisfeito com o produto/serviço adquirido. Quando digo satisfeito é desde o primeiro momento da negociação, até a implantação da solução e o pós-venda. Quando isso acontece, o cliente tem desejo de permanecer com o seu serviço, pois sabe que além de ter contratado um serviço, ele tem um pacote de benefícios. Isso faz com que o cliente busque aumentar a sua receita com a empresa, comprando novas licenças, adquirindo um novo serviço que a empresa fornece ou até mesmo indicando para um novo comprador.

 

Maior confiabilidade

 

Clientes que tem uma boa imagem da Marca, são mais propensos a transmitirem uma imagem positiva da empresa para as pessoas, gerando uma confiabilidade perante o mercado. Essa imagem positiva, ajuda a conquistar novos compradores e também aumenta a taxa de retenção de clientes antigos.

 

Redução do churn

 

Clientes felizes e satisfeitos não reclamam e muito menos abandonam a marca. Isso deixa evidente que investir em CX ajuda diminuir a taxa de cancelamento.

 

Fidelização

 

O Customer Experience tem o poder de criar defensores da marca, fazendo com que a pessoa que contratou indique para outras, a fim de mostrar o poder do seu negócio e se tornando clientes fidelizados.


 

Qualidade do Atendimento ao cliente 

 

Faça um atendimento humanizado, o cliente gosta de ouvir e ser ouvido. Mostre para o cliente que você tem autonomia no atendimento e que você irá conseguir ajudá-lo. Seja transparente e tenha compromisso de cumprir com tudo que foi ofertado, quando estava em negociação com o comercial.

 

Atualmente precisamos entender que o cliente ele vem em primeiro plano, e que é um dever da empresa conduzi-los da melhor maneira possível. Precisamos dar foco total no cliente e na sua experiência, além de trazer vários benefícios para a empresa, com certeza irá agregar muito valor na sua marca e claro o engajamento dos colaboradores, para que todos trabalhem com um único objetivo e propósito.

 

 

Esses foram alguns benefícios por ter uma área de Customer Experience desenhada e bem aplicada dentro da organização! Quer saber mais sobre a Vivaintra? Cadastre-se gratuitamente e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Ainda, se gostou deste post, confira nossos outros conteúdos sobre Comunicação e veja como você pode melhorar essa área na sua empresa.

 
#CX #vivaintra #engajamento #endomarketing